Durante muitos anos a data de 18 de Agosto foi consagrada como Dia do Bombeiro, assinalando a vitória dos bombeiros portugueses, sob o comando de Guilherme Gomes Fernandes, no Concurso Internacional de Bombeiros, realizado em Vincennes, perto de Paris, por ocasião da Exposição Universal de 1900, patente na capital francesa.
O Dia do Bombeiro ocorreu, pela primeira vez, a 18 de Agosto de 1923.
A efeméride manteve-se inalterável até 1986, ano no qual os representantes dos bombeiros portugueses, reunidos em congresso, decidiram transferir o Dia do Bombeiro para o último domingo do mês de Maio, associando a este o significado da data de 30 de Maio de 1932, que regista a aprovação dos primeiros estatutos da Liga dos Bombeiros Portugueses, por portaria do Ministério do Interior, e o reconhecimento da existência legal da confederação.
O triunfo histórico era lembrado em todo o país, sendo organizados para o efeito, pelas associações e corpos de bombeiros, nas respectivas localidades, vários actos evocativos, tais como: romagens aos cemitérios; celebrações litúrgicas; desfiles; bênção e inauguração de novas viaturas; simulacros; sessões solenes; entrega de condecorações; e promoção de novos bombeiros.
Hoje, a data está praticamente esquecida no calendário dos bombeiros portugueses.
Em razão disso, cremos bem que as novas gerações de bombeiros desconhecem quem foi Guilherme Gomes Fernandes e muito menos sabem o que ocorreu em Vincennes.
Atendendo a que a história desempenha uma função essencial na orientação da vida humana, lançamos, pois, o desafio às organizações do sector no sentido de reservarem espaço à doutrina, tendo por base factos e figuras. Mais: para que o 18 de Agosto não se apague, de vez, da memória colectiva, seria desejável, todos os anos, promover algo de simbólico tendente a assinalar um feito que projectou, ao nível internacional, o valor dos bombeiros portugueses. O hasteamento de bandeiras nos quartéis, perante formatura do pessoal de serviço, talvez pudesse ser um acto a considerar como atitude positiva e à altura de honrar aqueles que nos antecederam e lançaram as sementes do futuro.
Texto: Redacção F&H
Fotos: Dia do Bombeiro (Lisboa - 1926). Convivas do banquete comemorativo, à porta do Restaurante Tavares. Revista "Ilustração", 1 de Setembro de 1926. | Guilherme Gomes Fernandes (1850-1902). Revista "O Occidente", 10 de Novembro de 1902.

