Pesquisa/Texto: Redacção F&H
Ao pesquisarmos naquele "verdadeiro repositório da memória colectiva nacional", conforme admitido pelo próprio serviço público de rádio e televisão, na descrição feita sobre o acesso online aos seus arquivos audiovisuais, encontramos conteúdos de insofismável valor para o estudo multidisciplinar da prestação do socorro.
A par de apontamentos de reportagem referentes a sinistros, aniversários e inaugurações, entre outros importantes momentos que ilustram a vida e as assimetrias de associações/corpos de bombeiros, recomendamos também entrevistas e debates, onde as principais problemáticas ali abordadas suscitam, nos dias de hoje, uma inevitável crítica acerca de mudanças e permanências ocorridas no sector dos bombeiros. Em suma: tudo aquilo que, mesmo com o passar dos anos, mudou pouco, ou não mudou.
De destacar ainda, pelas melhores razões, um programa produzido e realizado por Ruy Ferrão, intitulado "Sabe o que é ser Bombeiro Voluntário?" (Parte I e Parte II), de 1974, que se vê configurado num interessante trabalho de caracterização e divulgação do movimento dos bombeiros, com base na recolha de depoimentos de interventores e decisores da época.
O leque de oferta deste arquivo da RTP é transversal aos mais variados temas e personalidades do país e do estrangeiro. Disponível à distância de apenas um clique, reúne vídeos, áudios, fotografias e textos, envolvendo um período temporal compreendido entre o início das emissões regulares da Rádio (1936) e da Televisão (1957), e a actualidade.