ACTUALIDADE  Santo Tirso vai ter monumento de homenagem ao bombeiro. O respectivo projecto foi apresentado por ocasião do Dia Municipal do Bombeiro, comemorado no dia 18 de Maio. | Integrada nas comemorações dos 95 anos dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, foi inaugurada uma exposição fotográfica alusiva à história da instituição, que estará patente até ao final do ano. | A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida no passado dia 6 de Fevereiro, aprovou uma recomendação à Câmara onde é defendida a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros "num espaço digno e com as condições adequadas para a preservação da valiosa colecção, procurando dinamizar este equipamento nas suas diversas valências".

 

24 de maio de 2024

HOMENAGEM AO COLECCIONADOR JOSÉ NETO


Texto: Redacção F&H
Fotos: CMC

Assinalou-se a 18 de Maio mais um Dia Internacional dos Museus, efeméride lançada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus.
Este ano, a comemoração subordinou-se ao tema "Museus para a Educação e Investigação", com o fim de "realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural".
Subscrevendo tais palavras, FOGO & HISTÓRIA referencia, na presente edição, o Museu da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche (AHBVA), onde um infindável número de peças coleccionadas pelo saudoso dirigente José Manuel Geraldes Neto (1943-2019) constitui principal atracção. 




Uma das portas que outrora serviram de acesso ao parque de viaturas do antigo quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, hoje, dá nova passagem e proporciona experiências diversas em termos de educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento. Tudo isto vê-se garantido através do museu que ali está instalado e regista já enorme sucesso.

O edifício é extraordinário na sua traça e, sobretudo, histórico. Projectado em 1928 pelo arquitecto Norte Júnior (1878-1962), figura relevante da arquitectura portuguesa do início do século XX, acolhe a mais importante colecção de peças alusivas aos bombeiros existente no país e, cremos bem, no mundo. 

Ao todo são mais de 300 mil, entre as expostas e as que se encontram na reserva. Reunidas por José Neto, com enorme paixão, durante mais de 60 anos, presentemente estão sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal de Cascais (AHMC), conforme vontade da sua família, vendo-se integradas no Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal.

Dispor de um local para exposição foi sempre o sonho do grande coleccionador e homem de cultura, que se dedicou também, de modo qualificado, à investigação da história dos serviços de incêndios.

Nós próprios fomos bafejados pela sua prestável colaboração e chegámos a defender que teria o maior interesse transformar o mesmo quartel num espaço museológico onde coubesse a colecção particular que tanto estimava e ambicionava ver partilhada com o público, sempre movido pelo interesse de divulgar e fomentar o gosto pela história dos bombeiros portugueses. Dizia, a propósito, José Neto: "Penso que toda a gente gosta dos Bombeiros. Eu sou dos que gosta mais."





Um verdadeiro museu

Inaugurado a 6 de Outubro de 2022, a existência do Museu dos Bombeiros de Alcabideche deve-se à iniciativa conjunta da AHBVA e da Câmara Municipal de Cascais (CMC), tendo a respectiva concepção estado a cargo do Coordenador do AHMC, João Miguel Henriques.

Obedecendo a critérios tecnicamente indicados, razão pela qual estamos na presença de um verdadeiro museu, a sua área expositiva compreende a longa história da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche e a mostra de um espólio singular que proporciona uma abordagem interdisciplinar da história dos bombeiros em geral. A saber, documentos antigos, peças de fardamento, crachás, condecorações e miniaturas de veículos de bombeiros, entre muitos outros elementos de inolvidável valor que justificam ser apreciados.

Potenciar o museu, dinamizando-o, é o objectivo da CMC, prevendo para o efeito exposições temporárias, na tentativa de mostrar o seu numeroso acervo, e ainda a circulação deste por equipamentos culturais do concelho.

Situado ao lado do actual quartel-sede da AHBVA, está aberto todos os dias, das 9 às 17 horas.

A título de incentivo à visita, oferece-nos sugerir a navegação pelos cinco blogues temáticos criados por José Neto nos últimos anos de vida, cujos links abaixo indicamos:

👉 J. Neto Biblioteca Bombeiros
👉 J. Neto Brinquedos Bombeiros
👉 J. Neto Crachás Bombeiros
👉 J. Neto Medalhística Bombeiros
👉 J. Neto Miniaturas Bombeiros