De 23 a 25 de Fevereiro, a Cordoaria Nacional, em Lisboa, vai ser palco de mais uma edição do Motorclássico, salão dedicado ao mundo do automóvel e motociclo clássico.
A organização pertence ao prestigiado Museu do Caramulo, detido pela Fundação Abel e João Lacerda, onde se encontram reunidas primorosas colecções de arte antiga, arte moderna e contemporânea, automóveis, motos, velocípedes e brinquedos.
São, porém, os automóveis que merecem a nossa atenção neste editorial, ilustrado por uma fotografia que não só tem a ver com o tema como também com o mencionado museu.
Em primeiro plano, surge-nos a célebre "Catarina", antiga viatura dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, desfilando na Avenida da Liberdade, no dia 26 de Outubro de 1962, por ocasião da realização conjunta do XV Congresso Nacional dos Bombeiros e do II Congresso Mundial do Fogo.
Ao tempo, a velha auto-bomba, de 1913, marca Delahaye, modelo 43 PS, já havia sido cedida ao Museu do Caramulo, tendo participado no evento, a título especial, para exibição aos congressistas estrangeiros.
Muito apreciada pelo público, a "Catarina" documenta um período de notável avanço dos bombeiros portugueses, consubstanciado na motorização dos seus veículos de socorro. E reúne um conjunto de particularidades que importa valorizar, nomeadamente, o facto de ter sido adquirida em França como viatura destinada ao combate a incêndios, isto é, carroçada de origem para o efeito, aspecto raro, na época, no nosso país.
Hoje, tal como ontem e sempre, apresenta magnífico aspecto de conservação em todas as vertentes e mantém o seu aspecto original de modo irrepreensível, o que decorre de aturados cuidados técnicos dispensados pelas oficinas especializadas do Museu do Caramulo.
Para os mais curiosos, o Delahaye dispõe de um motor de quatro cilindros com 2950 cc, caixa de três velocidades e produz 1400 rpm. Atinge a velocidade máxima de 50 km/h e celebrizou-se pela sua robustez mecânica, nunca falhando. Saliente-se, ainda, a propósito, que compreende rodas maciças e transmissão de correntes.
Porque o editorial já vai longo e o melhor mesmo é observar a "Catarina" ao vivo, FOGO & HISTÓRIA desafia o Museu do Caramulo a dedicar espaço, seccionado, aos veículos antigos dos bombeiros portugueses, nas futuras edições do Motorclássico.
Em todo o território, existem belos exemplares, sobretudo, pronto-socorros e auto-macas, logicamente, uns mais genuínos do que outros, justificando-se por isso, com adequado critério técnico, providenciar a selecção de interessantes relíquias.
FOGO & HISTÓRIA reitera, pois, o desafio e disponibiliza-se desde já para o efeito, na base do estabelecimento de uma parceria sólida e duradoura.
Luís Miguel Baptista
lmb.fogo.historia@gmail.com