ACTUALIDADE  Santo Tirso vai ter monumento de homenagem ao bombeiro. O respectivo projecto foi apresentado por ocasião do Dia Municipal do Bombeiro, comemorado no dia 18 de Maio. | Integrada nas comemorações dos 95 anos dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, foi inaugurada uma exposição fotográfica alusiva à história da instituição, que estará patente até ao final do ano. | A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida no passado dia 6 de Fevereiro, aprovou uma recomendação à Câmara onde é defendida a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros "num espaço digno e com as condições adequadas para a preservação da valiosa colecção, procurando dinamizar este equipamento nas suas diversas valências".

 

26 de maio de 2024

REPORTAGEM TELEVISIVA DO DIA DO BOMBEIRO


Pesquisa/Texto: Redacção F&H

Sempre presente nos principais acontecimentos do país, em 22 de Agosto de 1965, a RTP acompanhou as comemorações do Dia do Bombeiro.



Cumprindo a tradição, os bombeiros da cidade de Lisboa - sapadores e voluntários - acompanhados do Coronel Luís Ribeiro Viana, Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros de Lisboa e, por inerência, Inspector de Incêndios da Zona Sul, do Presidente do Conselho Administrativo e Técnico da Liga dos Bombeiros Portugueses, António de Moura e Silva, e do prestigiado Comandante Ernesto Costa, dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, entre outros altos responsáveis, prestaram homenagem aos bombeiros falecidos, sepultados no Cemitério dos Prazeres.

Recorde-se que existem naquele campo-santo, localizado na freguesia da Estrela, às portas de Campo de Ourique, o mausoléu-monumento dos Bombeiros Municipais de Lisboa, o jazigo de Guilherme Cossoul e o talhão dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Os dois primeiros, datados dos finais do século XIX, constituem apreciados exemplares da escultura funerária, pela sua riqueza patrimonial, cultural e artística.

Quanto ainda ao evento, as imagens recolhidas pela televisão pública falam por si.


👉 VER VIDEO