Pesquisa/Texto: Redacção F&H
Sempre presente nos principais acontecimentos do país, em 22 de Agosto de 1965, a RTP acompanhou as comemorações do Dia do Bombeiro.
Cumprindo a tradição, os bombeiros da cidade de Lisboa - sapadores e voluntários - acompanhados do Coronel Luís Ribeiro Viana, Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros de Lisboa e, por inerência, Inspector de Incêndios da Zona Sul, do Presidente do Conselho Administrativo e Técnico da Liga dos Bombeiros Portugueses, António de Moura e Silva, e do prestigiado Comandante Ernesto Costa, dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, entre outros altos responsáveis, prestaram homenagem aos bombeiros falecidos, sepultados no Cemitério dos Prazeres.
Recorde-se que existem naquele campo-santo, localizado na freguesia da Estrela, às portas de Campo de Ourique, o mausoléu-monumento dos Bombeiros Municipais de Lisboa, o jazigo de Guilherme Cossoul e o talhão dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Os dois primeiros, datados dos finais do século XIX, constituem apreciados exemplares da escultura funerária, pela sua riqueza patrimonial, cultural e artística.